Os brasileiros pelo mundo da edição de janeiro procurou explorar um pouco mais sobre as possíveis mudanças na CBF para uma reestruturação da seleção brasileira visando um título mundial na Copa do Mundo de 2026.
Depois de se recuperarem da eliminação contra a Croácia, os brasileiros da seleção já devem começar a se preparar para as eliminatórias, caso a FIFA aprove as datas sondadas.
Veja as principais mudanças no corpo técnico da seleção e o que esperar dos brasileiros pelo mundo que devem ou não retomar seus postos no time.
Brasileiros pelo mundo em janeiro – mudanças na seleção brasileira
Depois de uma Copa do Mundo decepcionante para a maioria dos torcedores brasileiros e também aos próprios jogadores, mudanças foram propostas para uma grande renovação da seleção já a partir deste ano.
Como já era previsto, o técnico Tite vai mesmo deixar a seleção brasileira de futebol. O anúncio foi feito pelo próprio, quando informou à imprensa que estava finalizando seus trabalhos com o time, mesmo se o Brasil conseguisse seu hexacampeonato.
Após a eliminação nas quartas de final para a Croácia, a cobrança de torcedores já foi maciça para que a CBF começasse logo a busca por um novo técnico, de preferência que fosse europeu, afinal, a maioria dos jogadores jogam no continente e possuem outros estilos de jogo que combinam com a maioria das seleções mais fortes da Copa do Mundo.
Além do início da procura para um substituto no mês de janeiro, os brasileiros pelo mundo envolvidos com a seleção também planejam outras mudanças.
Segundo o atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, a reformulação vai ser bem mais profunda, podendo rolar também modificações na coordenação, montando assim uma equipe 100% nova e com outras estratégias.
Brasileiros pelo mundo – Neymar é dúvida para seguir na seleção
Um dos brasileiros pelo mundo que mais trazem questionamentos aos torcedores é o Neymar. Com facilidade de se lesionar e com pouco comprometido para retomar o físico no PSG e, consequentemente, na seleção brasileira, o craque é uma dúvida gigante para os próximos passos.
Além disso, a idade já começa a pesar para o camisa 10. Prestes a completar 31 anos, Neymar não tem a mesma vitalidade que Messi, por exemplo, que aos 35 anos foi campeão mundial com a seleção argentina.
Pode ser que Neymar acabe também sendo enquadrado nessas mudanças que a CBF deseja fazer, mas tudo também depende do técnico que será escolhido.
Brasil já possui calendário para eliminatórias em 2023
Ainda ao final da Copa do Mundo Catar 2022, já se discutia sobre o início das eliminatórias na região latina. Era de interesse da CONMEBOL e as dez federações começar a fase ainda em março de 2023.
Sem o aval da FIFA por enquanto, que no momento segue ocupada para organizar o Mundial de clubes que ocorrerá em fevereiro, uma data entre os dias 20 a 28 de março é colocada como certa para a seleção brasileira.
Se tudo der certo de acordo com esse calendário, as próximas datas no calendário da seleção em 2023 são:
- Junho – 12 a 20
- Setembro – 4 a 12
- Outubro – 9 a 17
- Novembro – 13 a 21
Conclusão
Ainda com a volta do futebol brasileiro e retomada dos campeonatos europeus, os brasileiros pelo mundo em janeiro buscou trazer notícias mais atualizadas sobre a situação da seleção pentacampeã, que não deve resolver sua vida com técnico antes que acabe a temporada europeia.
Parte disso se deve ao fato de que um nome europeu passou a ser mais cogitado pela CBF recentemente. Sendo assim, vale a pena ficar de olho nos jogadores da seleção em seus respectivos times e aproveitar todas as boas ofertas de casas de apostas confiáveis como a Betano.