As oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana foram marcadas por reviravoltas nas classificações dos times brasileiros e exaltações da torcida acusando a arbitragem de favorecimento.
Veja os principais destaques da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana até o momento e quais foram os times que surpreenderam.
Oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana: como foi o rendimento dos times brasileiros?
As oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana completaram seus jogos de volta entre os dias 08 e 10 de agosto de 2023 e definiram as equipes que avançam para as quartas de final dos confrontos intercontinentais.
Como de praxe, as equipes brasileiras tiveram bom rendimento e a maioria vai seguir nas competições, sendo inevitável que se cruzem em algum momento.
Entre as surpresas nas atuações dos times brasileiros está a classificação do América-MG na Sul-Americana diante do Bragantino. Saindo da primeira mão das oitavas de final com um empate em 1×1, o time não descansou em buscar o saldo de gols necessário para passar de fase.
Em um jogo intenso na volta, América-MG x Bragantino empataram no tempo regular em 3×3, um placar que quase ninguém foi capaz de prever diante das atuações recentes de ambos times. Com muita vontade de se classificar, os times levaram a decisão até os pênaltis.
Quem acabou se dando melhor foi o lanterna do campeonato brasileiro, América-MG, que deve enfrentar o Fortaleza nas quartas de final, mas já pode começar a se preparar para a próxima fase, visto que no nacional pouco já se pode fazer.
Em contrapartida, o outro time de Minas nas competições, desta vez na Libertadores, não aguentou a pressão exercida pelo Palmeiras e perdeu a vaga para as quartas de final. O Atlético-MG começou bem a temporada, mas agora luta para não ser rebaixado no Brasileirão 2023, único campeonato que sobrou para o time até o fim do ano.
Flamengo fora das quartas de final da Libertadores e reclamações de arbitragem
O último dia de jogos das oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana foi marcado por confusão e desespero no jogo entre Olimpia x Flamengo. Jogando na casa do Olimpia, no Paraguai, o time carioca perdeu feio por 3×1, mesmo com a vantagem de ter ganho o primeiro jogo.
Os paraguaios, por sua vez, fizeram dois gols quase seguidos nos rubro-negros, o que passou a irritar a torcida e também ao time, principalmente ao técnico que acabou sendo expulso por causar confusão o juiz.
A principal crítica era que a arbitragem estava, supostamente, dando vantagem para o Olímpia, uma vez que o Flamengo teve até mesmo gol anulado na tentativa desesperada de diminuir a diferença no placar e segurar a classificação.
No fim, não teve jeito, o Flamengo foi eliminado pelo Olímpia e voltou para casa agora com a oportunidade de tentar diminuir a diferença para o líder do Brasileirão e manter sua classificação no G4 para conseguir disputar a próxima Libertadores.
Classificação do São Paulo e do Internacional animaram as oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana
Outro destaque das oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana foram as classificações do São Paulo e do Internacional.
Na Copa Sul-Americana, o São Paulo superou o San Lorenzo e garantiu permanência na competição. O jogo foi marcado por episódios de racismo dos torcedores do San Lorenzo aos são paulinos presentes do estádio, o que fez a vitória do time ser ainda mais grandiosa diante do absurdo.
Já na Libertadores, o Internacional conseguiu superar o River Plate nos pênaltis e cravou uma das vitórias mais importantes da temporada para o Colorado. Totalmente desacreditado após a derrota no primeiro jogo, os sulistas deram a volta por cima e eliminaram a equipe platina com garra.
Quando será os jogos das quartas de final?
Os jogos da quartas de final da Libertadores e Sul-Americana estão previstos para acontecer entre os dias 22 de agosto a 31 de agosto, divididos em duas semanas para os jogos da primeira e segunda mão da fase eliminatória. As competições ainda não possuem horários definidos.
Conclusão
As oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana terminaram com a classificação de 8 equipes brasileiras no total para enfrentar novos desafios ao final do mês de agosto e saber quais conseguirão seguir para as semis.
Enquanto isso não acontece, aproveite os resultados das oitavas de final da Libertadores e Sul-Americana para fazer suas análises e esperar pelos próximos palpites disponíveis.