A Copa do Mundo Feminina 2023 terminou no último domingo (20/08/2023) com 63 jogos incrivelmente emocionantes e um título inédito ao final, o Mundial feminino fez história mais uma vez.
Veja os principais destaques do futebol feminino e fique por dentro do que rolou na Copa do Mundo Feminina 2023!
Brasil tem a pior campanha na Copa do Mundo Feminina 2023
Entre os destaques mais relevantes da Copa do Mundo Feminina 2023, infelizmente está a péssima campanha da seleção brasileira durante a competição. Sem conseguir passar da fase de grupos, as meninas fizeram a pior participação em copas desde o início da categoria feminina da mesma.
Agora, com uma nova crise para lidar, a seleção brasileira feminina de futebol vai ter que se reinventar e tentar buscar prodígios, uma vez que sua melhor jogadora, Marta, já se despediu do futebol com o fim da participação do Brasil na Copa do Mundo Feminina 2023.
Despedida da Marta na Copa do Mundo Feminina 2023 comove
Considerada a melhor jogadora de futebol feminino do mundo, a craque Marta jogou sua última Copa do Mundo Feminina 2023 ao lado da seleção brasileira.
Cotada para ser o reforço mais necessário do Brasil durante a competição –que teria um jogo difícil contra a França–, Marta acabou sendo pouco utilizada pela técnica Pia, o que gerou altas críticas sobre o trabalho desenvolvido pela sueca e até mesmo um pedido coletivo para que a CBF a demitisse.
Com isso, Marta terminou uma carreira espetacular sem conseguir conquistar um título mundial, o que levanta também especulações de como a seleção brasileira feminina vai continuar obtendo boas classificações para participar das próximas edições do Mundial.
Colômbia surpreende e termina com a 8ª melhor campanha da competição
Apesar da decepção com o Brasil, outra nação latino-americana brilhou em campo e conquistou a marca de oitava melhor campanha na Copa do Mundo Feminina 2023: a Colômbia.
Entrando na competição como uma seleção preterida por muitos, as meninas colombianas derrotaram a Alemanha, uma das cotadas ao título este ano e conseguiram se manter na competição até as quartas de final, confronto que acabou sendo perdido para a Inglaterra.
De qualquer forma, o sucesso colombiano na Copa do Mundo Feminina 2023 ressoou até mesmo na política nacional. Ao serem recebidas no Palácio Presidencial, o atual presidente, Gustavo Petro, fez um discurso sobre a importância dos investimentos no esporte e anunciou um novo orçamento para o desenvolvimento do futebol feminino no país.
Espanha conquista título inédito na Copa do Mundo em duelo contra a Inglaterra
Mesmo com pênalti perdido no segundo tempo, a final entre Espanha x Inglaterra na Copa do Mundo Feminina 2023 foi eletrizante e fez com que as espanholas conquistassem um título inédito na competição.
Com um gol de Olga Carmona ainda no primeiro tempo, a seleção conseguiu segurar as Lionesses, que tentaram igualar para uma possível virada, mas nem a penalidade defendida pela goleira Earps foi capaz de parar as espanholas.
O título inédito, porém, vem em uma fase de grandes adversidades para a seleção. Mais cedo no ano, as jogadoras protestaram contra a Federação e sua própria comissão técnica para melhores condições de trabalho.
A polêmica também envolvia um pedido de demissão do técnico Jorge Vilda, que acabou se consagrando como técnico da seleção espanhola após a conquista do título.
Por fim, mesmo com a consagração no último domingo (20/08), mais abusos: durante a cerimônia de premiação da seleção, o presidente da federação espanhola de futebol deu um beijo na boca da jogadora Jenni Hermoso, que utilizou as redes sociais após o ocorrido para demonstrar o incômodo com a situação.
Mesmo com a vitória inédita, é possível que os impasses internos permaneçam até que a federação tome providências, o que pode ser improvável se tratando do presidente.
Conclusão
A Copa do Mundo Feminina 2023 demonstrou que o futebol feminino já não pode ser mais ignorado, uma vez que as meninas estão com muito mais bola no pé do que muita seleção masculina que conseguiu participar do Mundial do Catar em 2022.
Aproveite para ficar ligado nos melhores sites de apostas e não perder a possibilidade de apostar em outras competições de futebol pelo mundo!