Brasil x Suíça aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (28). Já prevendo um jogo intenso pela retranca conhecida da Suíça, a seleção pentacampeã conseguiu a vitória e se garantiu para as oitavas.
Veja como foi a partida entre Brasil x Suíça pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022.
Como foi a partida entre Brasil x Suíça no primeiro tempo?
Mesmo a Suíça tendo a posse de bola no começo, a seleção brasileira conseguiu demonstrar uma superioridade tática maior do que a Suíça durante todo o primeiro tempo. Até 30 min iniciais, o Brasil já contabilizava 4 finalizações para o gol contra zero dos suíços.
Com uma boa defesa, que atua muito bem nas cortadas de bola, o goleiro Alisson não sofreu ameaças, diferente do ataque com Vini Jr para o gol, do qual fez Sommer tremer algumas coisas, mas sempre com boa defesa.
Em questão de jogo, a Suíça volta a realizar um partida bastante fechada, com uma retranca quase nunca vista em outros times da competição, impedindo o ataque brasileiro de se movimentar um pouco mais na grande área.
Com o final do primeiro tempo finalizado em 0x0, já era possível prever que a Suíça joga mais pelo empate do que pela vitória contra o Brasil, uma vez que a partida para as duas equipes é um pouco mais confortável.
Segundo tempo com Suíça melhor, mas Brasil também avança
No início do segundo tempo, a Suíça parece ter retornado com um pouco mais de força, o que incomodou bastante o Brasil nos primeiros minutos com seu famoso jogo de retranca. Sem atacar muito, teve a velocidade que faltou nos brasileiros.
No entanto, assim como Copa do Mundo tudo pode mudar rápido demais, o Brasil retomou a velocidade com Vini Jr como lateral, partindo total para o ataque para tentar desencantar o gol e mexer psicologicamente com o time suíço.
Brasil x Suíça: Gol de Vini Jr anulado pela arbitragem
A velocidade do lateral fez efeito. Com uma troca de passes com Casimiro e participação de Richarlison no meio-campo, Vini Jr conseguiu chegar no gol e balançar a rede para o Brasil pela primeira vez na partida.
Infelizmente, a arbitragem anulou o placar, uma vez que Richarlison estava em posição de impedimento, o que não possibilitou a comemoração a longo prazo.
De qualquer forma, a ameaça forte do Brasil para a rede suíça mexeu com o esquema tático do adversário, que passou a querer buscar mais o jogo e forçar um possível empate para repetir ao menos o resultado de 2018.
Casemiro se consagra na Copa do Mundo
Depois do gol anulado do Vini Jr, Brasil não deixou de buscar a vitória para se classificar para as oitavas de final. Casemiro, que entrou somente no segundo tempo, continuou contribuindo com as jogadas junto com Vini e Rodrygo, entrando no lugar de Lucas Paquetá.
Não demorou muito para que o próprio Casemiro se consagrasse na Copa do Mundo. Com uma excelente costura de jogada na grande área, Casemiro ajeitou e mandou para dentro da rede de Sommer, que chegou a ficar incrédulo com o lance brasileiro.
Com o gol, a Suíça partiu toda para o ataque, o que segue sendo o estilo de jogo truncado da equipe, que não deu tantas chances ao Brasil como se imaginava antes, já que a seleção suíça não vinha tão bem na fita.
O que esperar do Brasil na última rodada
Com a classificação garantida, o Brasil enfrenta seu terceiro e último desafio da fase de grupos contra seleção de Camarões. O time africano busca também a classificação, tendo feito um excelente empate contra a Sérvia hoje mais cedo.
Sem Neymar e Danilo, o Brasil vem para campo com um jogo ainda pouco criativo, mas provou que consegue jogar bem sem sua grande estrela.
Contra Camarões, se espera um jogo menos tenso, mas sem dormir no ponto, já que o adversário também possui a velocidade que o Brasil ainda trabalha para além de Vini Jr.