A Copa do Mundo Catar 2022 terá início no próximo dia 20 de novembro e vai até dia 18 de dezembro trazendo muita emoção, surpresas e possibilidade de garantir um hexa para o Brasil.
Veja o que esperar das seleções durante a fase de grupos e conheça cada um deles para saber por quem torcer além do Brasil.
O que esperar da Copa do Mundo Catar 2022?
Desde que foi anunciada, a mais nova edição da Copa do Mundo sofreu mudanças de calendário. Comumente disputada no meio do ano a cada quatro anos, a escolha pelo Catar forçou as seleções a terem que pausar seus campeonatos regionais e jogarem ao fim do ano.
Parte da mudança se deve as altas temperaturas no Catar durante junho e julho, o que faz com que os jogos sejam a noite em um momento mais fresco para que os jogadores não sofram com a exaustão causada pelo sol abrasador.
Com mais tempo para se prepararem, as 32 seleções selecionadas se dividiram em 10 grupos, categorizados de A até H, contendo quatro seleções em cada para a fase preliminar de grupos, onde sairão os classificados para as oitavas de final.
Este ano, surpresas nos classificados e desclassificados: enquanto a tetracampeã do mundo, Itália, passa sua segunda Copa consecutiva em casa sem classificação, País de Gales e Canadá voltam a cena depois de décadas.
Embora não tenham projeções de permanecer por muito tempo na competição, formam uma boa mudança de cenário e de valorização de mais culturas para a disputa mundial.
Veja abaixo o que esperar de cada um dos grupos da Copa do Mundo Catar 2022 e se prepare para as emoções.
Copa do Mundo Catar 2022: como chegam as seleções do Grupo A
O Grupo A é formado pelo Catar, país sede, Equador, Senegal e Holanda. Das quatro seleções, a Holanda foi a que já chegou mais próxima de um título mundial, conseguindo disputar e vencer o terceiro lugar em 2014.
Já Senegal é tida como uma das seleções mais importantes do continente africano. Com ídolos como Sadio Mané, a equipe conquistou a liderança nas eliminatórias e deve fazer uma excelente Copa do Mundo.
E ocupando posto do latino no grupo, Equador vem para a sua quarta Copa do Mundo com esperança de tentar passar pela fase das oitavas de final. Até o momento, a equipe contabiliza 10 gols nos mundiais que participou.
Grupo B
No Grupo B da Copa do Mundo Catar 2022 estarão presentes as seleções do Irã, Estados Unidos, Inglaterra e País de Gales.
A Inglaterra mantém um título de campeã do mundo datado em 1966, quebrando a expectativa do Brasil de obter o tricampeonato seguido após as vitórias consecutivas em 58 e 62.
Com uma renovação no elenco, conseguiu a maior atuação na Copa de 2018 dos últimos anos, conquistando a semifinal e quase fazendo a alegria da torcida que quer que o futebol retorne para casa, em uma alusão ao país que criou o esporte.
Já o País de Gales, também do Reino Unido, disputa sua segunda Copa do Mundo depois de 1958. A classificação veio por meio da repescagem e a passagem da seleção não deve demorar tão mais do que a fase de grupos.
Outro país que tenta valorizar o futebol é os Estados Unidos. Após o terceiro lugar em 1930, o país ficou de fora de algumas edições e dificilmente consegue avançar depois das oitavas de final, mas vai precisar se cuidar com o Irã e Inglaterra.
E por falar em Irã, a seleção já coleciona 6 passagens por mundiais desde que a competição foi criada. Apesar de não ter passado da fase de grupos até aqui, é um time que gosta de dar trabalho para adversários.
Grupo C
O Grupo C também vai contar com uma campeã do mundo, a Argentina, além das seleções da Arábia Saudita, México e Polônia.
Entre as seleções, a Arábia Saudita é a única sem grandes tradições no esporte, mas com potencial de dar trabalho, tal qual o Irã.
Após conquistar o vice-campeonato em 2014 em terras brasileiras, a Argentina é considerada a seleção favorita ao título este ano, tendo o melhor ataque formado, capaz de destruir até mesmo os poderosos da Europa.
Polônia e México devem se despedir da competição em fases futuras.
Grupo D
No grupo formado por França, Austrália, Dinamarca e Tunísia, o problema vem desde cedo. Isso se deve ao fato de que, por mais que a França consiga se classificar para as oitavas de final sem grandes problemas, não teve grande atuação nos últimos jogos.
Sua performance na Liga das Nações não condiz com o que era esperado para a atual campeã do mundo em busca do tricampeonato. Apesar das projeções de chegar longe, deve ficar fora de uma final.
Grupo E
Com duas campeãs do mundo, sendo elas Alemanha e Espanha, o Grupo E vem empolgando os torcedores e fãs do mundial. Parte disso se deve ao fato de que a Alemanha deve seguir por bastante tempo na competição, tentando mais uma vez conquistar o penta.
Complementando o grupo com Japão e Costa Rica, ambas as seleções devem abandonar a competição logo na fase de grupos.
Grupo F
No grupo com Bélgica e Croácia, Marrocos e Canadá devem tomar uma boa canseira logo no começo. A geração belga ainda promete chegar longe na Copa, enquanto que a Croácia não deve diminuir o ritmo para tentar chegar em segundo lugar como da última vez.
Ainda assim, os desafios são imensos, em especial para a Croácia, que assim como a França, não teve boas performances recentes.
Grupo G
Finalmente, no grupo do Brasil, velhos conhecidos retornam. Repetindo o mesmo sorteio de 2018, os rivais dos brasileiros serão Sérvia, Camarões e Suíça.
Embora muitos achem fácil, as seleções rivais darão trabalho para o Brasil no campo defensivo e de ataque, podendo até mesmo gerar um empate indigesto com alguma delas, em especial a Suíça.
Grupo H
No último grupo da Copa estão Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul. Duas vezes campeã do mundo, o Uruguai promete repetir o feito do mundial passado, em que chegou até as quartas de final ainda muito bem favorito.
Neste ano, pode repetir de novo o feito de derrotar Portugal, como da última vez, o qual garantiu sua classificação para as quartas de final.
Aproveite nossas análises da Copa do Mundo e fique por dentro das melhores odds de apostas para lançar seu palpite durante o mundial!